sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Bioenergia é ciência

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

Conselhos profissionais existem para regular atividades em diversas áreas. Não são instituições sindicais, órgãos de classe ou entidades para reivindicações trabalhistas. Para isso existem associações e sindicatos. Os conselhos têm por base a defesa da população em relação à pessoa que decide exercer uma profissão. O exercício profissional pode impactar diretamente na população e, por isso, a atividade é regulamentada e são definidos quais os limites de tal atuação, incluindo o código de ética profissional.

Ao longo do pandemia veio à tona o detalhamento do código de ética médico, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, o qual discutimos neste espaço quanto a abrangência e limitações (edição BAC 95 - "Limites da autonomia do médico e do paciente"). A complexidade e a interdisciplinaridade de muitas profissões modernas requerem constantes revisões e atualizações desses dispositivos legais regulatórios. Nem por isso contradições deixam de existir.

No final de 2021 o Conselho Federal de Biologia baixou a resolução 614 para declarar o profissional da Biologia apto a exerecer o que está sendo chamado de “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, que nada mais é que outro nome para pseudo-ciências. Dentre tais práticas pseudo-científicas foi incluída "bioenergética". Além de atentar contra a boa prática científica no exercício da profissão, a resolução pressupõe que profissionais da área biológica para exercerem tais atividades precisam de "cursos de formação complementares", incluindo aulas com profissionais de outras áreas, incluindo a química.

É necessário que fique claro que o termo “bioenergética” nada tem a ver com a bioenergia incluída no nome da unidade universitária da Unesp - Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), localizado na cidade de Rio Claro-SP,  responsável pela coordenação local, por parte da Unesp, do Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia, um dos raros programas integrados pelas três universidades estaduais, Unesp, Unicamp e USP. Bioenergia é definida como a prática científica e tecnológica do uso e entendimento de fontes renováveis (especialmente a biomassa vegetal) para sua transformação em produtos e energia.

Neste site pode-se ter uma visão mais detalhada das atividades desse programa em bioenergia, seus docentes e projetos envolvidos: https://bioenergia.unicamp.br/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário