terça-feira, 19 de outubro de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA-Coronavírus, 19/10/2021

Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

 

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus19/10/2021

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 241.222.689 contaminados e 4.907.572 mortos no mundo. No Brasil são 21.651.910 contaminados e 603.465 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6,71 bilhões. No Brasil são 261.462.007 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

PFIZER: INTERVALO MENOR

O governo de São Paulo reduziu o intervalo mínimo entre as duas doses da vacina da Pfizer de oito semanas para 21 dias. A gestão estadual já havia baixado, em setembro, esse período de doze para oito semanas. A antecipação é válida para maiores de 18 anos que já receberam a primeira aplicação. Segundo o governo paulista, dois milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida e terão o esquema vacinal completo antes do previsto.

 

FLEXIBILIZAÇÃO NO LAZER

A cidade do Rio de Janeiro liberou que cinemas, teatros e museus funcionem com a capacidade máxima e sem distanciamento. O acesso a esses ambientes, porém, segue condicionado ao uso de máscara e à apresentação de passaporte de imunização comprovando esquema vacinal completo. O funcionamento de boates e danceterias segue suspenso até que o município, que tem 59,1% da população totalmente vacinada, alcance o índice de 65%.

 

ANTICORPO CONTRA VARIANTES

Pesquisadores suíços descobriram um anticorpo monoclonal eficaz no combate a todas as variantes da Covid-19, incluindo a delta. O estudo é resultado do isolamento de linfócitos de pacientes infectados e o achado foi classificado como um dos anticorpos "mais potentes até agora identificados contra o coronavírus". A previsão para o início de ensaios clínicos com medicamentos usando esses anticorpos é no final de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário