A alta cobertura e uso de máscaras vêm evitando nova onda
Eduardo Kokubun - UNESP
A vacinação é considerada a melhor intervenção para conter a pandemia do novo coronavírus. As vacinas disponíveis no mundo ajudam, e muito, a evitar o desenvolvimento das formas mais graves da doença. Os gráficos abaixo mostram que a chegada da variante delta, o relaxamento precoce de restrições e a baixa cobertura ofuscaram parte dos ganhos com o avanço da vacinação.
Israel é um país pequeno, com população de pouco mais de 9 milhões de pessoas que mais rapidamente vacinou: até abril de 2021 60% da população recebera pelo menos uma dose e 55% a segunda dose. O número de casos e óbitos despencaram até início de setembro com relaxamento de medidas de restrição. Porém, com a chegada da variante delta, os números voltaram a subir.
Portugal, é também um país pequeno com pouco mais de 10 milhões de habitantes. Por lá a vacinação foi mais lenta do que Israel, sofreu menos com a chegada da variante delta. Porém, em outubro é um dos países com maior parcela de sua população completamente vacinada: eles cravaram mais de 85% da população. Alemanha andou junto a Portugal até agosto, porém, estacionou com a vacinação completa de 65% da população.
Estados Unidos e Reino Unido avançaram rapidamente na vacinação. Vendo os números da pandemia diminuírem, rapidamente relaxaram as medidas de proteção como o uso de máscaras e proibição de aglomerações. A variante delta chegou, o número de casos aumentaram, e muito. Os óbitos também voltaram a aumentar.
Os Estados Unidos ainda vem encontrando dificuldades para aumentar a cobertura vacinal. Mesmo dispondo do maior estoque de vacinas, o país está na lanterna na proporção de pessoas vacinadas. Além disso, menos de 56% da população foi completamente vacinada.
É importante destacar que, em todos os países analisados, os aumentos nos números de óbitos foram menos acentuados do que o de casos, com a exceção dos EUA, que tem baixa cobertura vacinal.
A vacinação aqui no Brasil anda mais lentamente do que os outros países da comparação. Porém a proporção de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose já ultrapassou Estados Unidos, Alemanha, Israel e Reino Unido. A segunda dose está demorando e por enquanto o Brasil está na lanterna. A boa notícia é tanto em número de casos como de óbitos, o país vê os números caindo.
Rio Claro, que está em azul nos gráficos acompanha a tendência geral do Brasil. Se Rio Claro fosse um país, perderia em pessoas vacinadas apenas para Portugal. A proporção de pessoas com imunização completa está quase alcançando a Alemanha, Israel e Reino Unido.
Os especialistas esperavam que em setembro, o Brasil repetisse o repique da pandemia dos países atingidos pela variante delta. Porém, até o momento, no meio de outubro, a tendência é de queda em novos casos e óbitos. Ao contrário dos outros países do hemisfério norte, municípios e estados brasileiros não abondaram a obrigatoriedade ou a recomendação para o uso de máscaras. Com certeza a alta adesão à vacinação e o uso de máscaras vem ajudando o país e também Rio Claro, a manter a pandemia sob controle.