quarta-feira, 22 de setembro de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA-Coronavírus, 22/09/2021

Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

 

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus22/09/2021

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 229.573.932 contaminados e 4.709.427 mortos no mundo. No Brasil são 21.247.094 contaminados e 591.440 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6 bilhões. No Brasil são 224.442.692 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autorizou os estados a vacinar todos os adolescentes de 12 a 17 anos. O caso foi judicializado após o Ministério da Saúde orientar a imunização somente dos jovens com comorbidades. A decisão liminar atendeu a um pedido de partidos de oposição e deverá ser analisada pelo plenário da Corte. O magistrado justificou que a vacinação de professores e adolescentes é "essencial para a retomada segura das aulas presenciais" e decidiu que autoridades locais podem aplicar um imunizante, caso optem por isso. Lewandowski também destacou posicionamentos de órgãos de saúde do país, como a Anvisa, que defendem a aplicação nos jovens.

 

EVENTOS ABERTOS

A cidade do Rio de Janeiro liberou nesta semana a realização de eventos abertos com até 500 pessoas, desde que todas apresentem o comprovante de vacinação completo. O local deve respeitar a regra de ocupação de 50% de capacidade. As mesmas normas valem para competições esportivas em estádios e ginásios. Por outro lado, boates, danceterias e salões de dança continuam com suas atividades suspensas até que 65% da população carioca seja totalmente imunizada. Quando o índice for atingido, esses estabelecimentos poderão reabrir com 50% de capacidade.

 

VÍRUS CONTRA O VÍRUS

Um novo estudo da USP traz uma descoberta que pode servir como marcador de intensidade e recuperação da Covid-19. Trata-se da correlação entre o novo coronavírus e o TTV (torquetenovírus), um dos vírus mais frequentemente encontrado no organismo humano e que não está associado a nenhuma doença específica. A pesquisa analisou amostras de 91 pacientes com Covid-19 e outras 126 pessoas que testaram negativo e descobriu que o nível de TTV aumentou nos infectados pelo novo coronavírus – quanto mais altos, mais tempo eles permaneceram doentes – e que a queda da carga viral foi acompanhada de resolução dos sintomas. Já entre os não infectados, a concentração de TTV manteve-se estável.

 

POSSÍVEL NOVA VACINA

A OMS escolheu o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina. A escolha da unidade da fundação foi feita por um comitê de especialistas independentes e é resultado de uma chamada mundial lançada no dia 16 de abril deste ano com o objetivo de ampliar a capacidade de produção e o acesso aos imunizantes contra a Covid-19 nas Américas. O novo fármaco candidato, ainda em estudo pré-clínico, é baseado na tecnologia de RNA autorreplicativo, e manifesta, além da proteína Spike, também a proteína N, que melhora a resposta imunológica.

 

A VOLTA DOS ARTISTAS... NA EUROPA

No Brasil, os shows ao vivo estão acontecendo com inúmeras restrições: público sentado, distanciamento social, uso de máscaras obrigatório e lotação reduzida. Mas na Europa a realidade é outra. Com as fronteiras abertas para os brasileiros uma dezena de grandes artistas nacionais viajaram para continente europeu e estão em turnê - ou com datas marcadas para os próximos dias. Já aproveitam a reabertura nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Carolina e Roberta Sá, além de artistas da música pop ou sertaneja, como Luisa Sonza e Marília Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário