quinta-feira, 8 de julho de 2021

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

A lei 10.221 de 18/4/2001 instituiu o Dia Nacional da Ciência a ser comemorado em 8 de julho, rezando em seu artigo 2o que "o Poder Público incentivará a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País". Posteriormente, a lei 11.807 de 13/11/2008 marcou a mesma data como Dia do Pesquisador Científico. É homenagem à data da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1948, mas parece que o dispositivo legal não tem sido seguido.

Os editoriais de jornais que se lembraram da data refletem o tom pessimista do momento em que constantes e sucessivos cortes de verba para a ciência e tecnologia são a tônica da política federal para o setor. O Estadão publicou o artigo de opinião da ex-Reitora da Unifesp, Dra. Soraya Smaili, com o título "Dia Nacional da Ciência, o que comemorar?", lembrando que a "data deve servir como um grito de alerta contra as tentativas do governo de prejudicá-la" (link de acesso restrito aqui). No Blog dos Três Parágrafos, dentre vários assuntos, mencionei a efeméride, deixando de lado palavras de júbilo que foram usadas em comemorações de anos anteriores (ver aqui).

O desenvolvimento de vacinas eficazes e viáveis para controlar a pandemia do SarsCov-2 só foi possível pela aplicação da Ciência e dedicação de cientistas e pesquisadores. Falta-nos ainda a melhor comunicação com a população sobre a importância do investimento que deve ser feito nas Universidades de Pesquisa - Pública, em esmagadora maioria - e nos Centros de Pesquisa. O verdadeiro salto social que devemos e podemos dar será em base tecnológica, rompendo nefastas amarras com o passado colonial e possibilitando total inserção da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário