terça-feira, 5 de outubro de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA-Coronavírus, 05/10/2021

Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus05/10/2021

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 235.472.589 contaminados e 4.810.784 mortos no mundo. No Brasil são 21.478.546 contaminados e 598.152 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6,36 bilhões. No Brasil são 243.363.142 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

PFIZER: EFICÁCIA APÓS SEIS MESES

Um estudo realizado pela Pfizer, publicado na revista científica The Lancet, revelou que a eficácia da vacina seis meses após a segunda dose continuou em 90% contra casos graves e hospitalizações para todas as variantes, inclusive a delta. Os pesquisadores analisaram mais de 3,4 milhões de registros do sistema de saúde da Kaiser Permanente, empresa dos EUA sem fins lucrativos, entre 4 de dezembro de 2020 e 8 de agosto de 2021. Durante o período da pesquisa, a eficiência contra qualquer tipo de infecção causada pelo SARS-CoV-2 diminuiu de 88% em um mês para 47% depois de seis meses. O trabalho evidencia a importância da dose de reforço.

 

USO DE MÁSCARAS NO RIO

​O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prevê que o uso de máscaras ao ar livre, em ambiente sem aglomeração, poderá ser desobrigado no próximo dia 15. Por meio de uma publicação nas redes sociais, Paes citou ata do Comitê Científico da Prefeitura. No documento, a segunda etapa de redução das medidas restritivas prevê que, com 65% da população com esquema vacinal completo, haverá desobrigação no uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração, mantendo a necessidade da proteção onde não se consiga manter o distanciamento. Na mesma etapa, está prevista a permissão para realização de eventos em locais abertos, para até 1.000 pessoas, mas com uso obrigatório de máscara.

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

Após mais de 18 meses, a Universidade de São Paulo (USP) retomou as aulas presenciais para todos os professores e alunos que estiverem totalmente vacinados contra a Covid-19. Segundo o reitor da USP, Vahan Agopyan, a manutenção das atividades remotas pode prejudicar a formação dos alunos, especialmente os que necessitam do apoio social. Além disso, o trabalho nos laboratórios e em campo também foi atingido. Por isso, há a recomendação por parte da reitoria de que a retomada seja feita prioritariamente nessas esferas. A entidade investiu, desde junho, 150 milhões de reais para reforma dos ambientes de ensino e melhoria da infraestrutura.

 

NOVA AMEAÇA

Pesquisadores encontraram em morcegos, durante trabalho no Laos, três vírus semelhantes ao coronavírus. Segundo os cientistas, partes dos códigos genéticos desses agentes patológicos reforçam as teorias de que o vírus da Covid-19 tem uma origem natural, ao mesmo tempo em que aumenta o temor sobre a existência de numerosos coronavírus com potencial para infectar seres humanos. Para o virologista David Robertson, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, a descoberta é "fascinante e bastante aterrorizante". Isso porque os vírus possuem formas de se ligar a um receptor na superfície das células humanas podendo, portanto, infectá-las. O trabalho ainda não foi revisado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário