quinta-feira, 15 de abril de 2021

Redução no isolamento social desde 08/04 pode interromper queda da pandemia


Pela primeira vez desde o início de março, novos casos, internações e óbitos diminuem mais de 15% em 14 dias. Porém, a velocidade de novos contágios deixou de diminuir.

Eduardo Kokubun - Unesp-Rio Claro

Especialistas consideram que os indicadores da pandemia da Covid-19 estão estáveis se variarem 15% para cima ou para baixo em 14 dias. Dia 15/04 foi a primeira vez que o número de novos casos, internações e óbitos diminuíram mais de 15%. Foram necessários 41 dias entre fase vermelha, fase emergencial e endurecimento do distanciamento para reverter a escalada da pandemia. Esse período coleciona todos os recordes da pandemia em Rio Claro, incluindo 180 internações num único dia.
O objetivo das medidas de distanciamento e isolamento sociais, visam evitar o contato de uma pessoa infectada com a outra, quebrado a cadeia de transmissão. As restrições à abertura de estabelecimentos de serviços e comércio, e circulação de pessoas são extremas e amargas, porém consideradas necessárias para conter o alastramento do vírus na comunidade. É uma pausa necessária para reduzir a quantidade de pessoas doentes e internadas, reduzir a sobrecarga dos profissionais de saúde, recompor a estrutura e estoque de insumos.

Desde a vigência da fase vermelha do plano São Paulo, o nível de isolamento em Rio Claro que era de 38% no início aumentou continuamente até atingir 44% em 07/04. O número de reprodução Rt atingira valor de quase 2 em 01/03. Isso significa que cada pessoa infectada contagiava outras duas novas pessoas. 
Após 16 dias desde o início da fase vermelha, dos quais 9 na emergencial, com a taxa de isolamento em ascensão, o Rt começou a reduzir alcançando 1 em 27/03, quando a Prefeitura implantou dois finais de semana e feriado com medidas mais restritivas de circulação.





Esse período de maior restrição aumentou o isolamento e manteve o Rt próximo de 0,6, que demonstra redução apreciável na corrente de transmissão. 
A partir de 08/04, porém, a taxa de isolamento voltou a diminuir consistentemente, ao mesmo tempo que o Rt voltou a subir, atingindo 0,99 em 15/04. Conforme pode-se visualizar no gráfico, taxa de isolamento e Rt formam imagem em espelho: quando o isolamento aumento o Rt diminui e vice-versa. Se o indice de isolamento continuar a diminuir, a corrente de transmissão do vírus voltará a aumentar, com as consequências que já conhecemos.

Os 41 dias de fase vermelha conseguiram afastar a pandemia do pico, reduziu o número de casos, hospitalizações e óbitos. Isso porém não significa que a segunda onda terminou. O primeiro gráfico de número de novos casos mostra que Rio Claro está ainda com a pandemia elevada. Hoje a cidade está com quase 1000 pessoas infectadas com potencial de contagiar outra. Há outros que já foram contagiados por algum desses 1000 infectados que ainda não manifestaram sintomas e podem estar circulando livremente pelas ruas. Esse número é 25 vezes maior do que os 40 casos ativos em Rio Claro no intervalo entre as duas ondas.
Assim, neste momento da pandemia em Rio Claro, vale a recomendação disseminada à exaustão há um ano, quando tudo começou: #fique em casa. Na impossibilidade disso, não aglomere, fique em local ventilado, use máscara, lave as mãos ou use álcool em gel.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário