quinta-feira, 15 de abril de 2021

Vacinas x remédios off label

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

    A questão dos remédios off label já foi tratada pelo BAC na edição 28, mas é bom relembrar e fazer outras considerações.
    Primeiramente, seria muito bom que houvesse remédios com eficácia no tratamento precoce da Covid-19 ou de qualquer outra doença, mas não foi o que aconteceu. Muitos estudos foram conduzidos ao longo do último ano, em maior ou menor escala e amplitude, e os resultados apontam para a ineficácia de tais remédios, infelizmente.
    O conceito de off label é um medicamento já largamente usado para uma finalidade e que poderia ser aplicado para doenças novas, ainda não estudadas, ou para disfunções já conhecidas dentro de condições distintas. Ou seja, arriscar com algo já conhecido para avaliar a relação custo/benefício. Porém, isso deve seguir uma série de cuidados, não se limitando a testes clínicos em pequena escala. O remédio deve funcionar de forma ampla e segura. 
    Há uma percepção equivocada de que não se queria que tais remédios usados para outras enfermidades fossem eficientes para a Covid-19, o que é mais uma das falácias propaladas. Fato é que contra vírus, já sabemos, o melhor combate é pela prevenção com o uso de vacinas, o que está acontecendo agora em tempo recorde no mundo e com injustificável atraso no Brasil. 
    A outra forma de evitar a contaminação é diminuir a circulação do vírus, ou seja, diminuir a circulação de pessoas que são as portadoras do vírus. A máscara passa a ser elemento de proteção fundamental, criando uma barreira física mesmo quando o vírus está circulando. Porém, deve ser usada de forma adequada, cobrindo nariz e boca e estar bem fixada no rosto.
    Falta Paulo Freire para todos, no sentido da leitura equivocada que fazem do mundo em que vivem. Os que dominam algum conhecimento agem para não saber ler a bula de um remédio e verificar o quanto de letalidade ele contém, caso não seja usado dentro das dosagens e dos limites recomendados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário