João Eduardo Fernandes Ramos UFPE Eugenio Ramos UNESP
Estudo da Rede Escola Pública e Universidade (REPU), coletivo de pesquisadores e docentes de universidades e escolas públicas, com apoio do Sindicato de Professores da Rede Pública do Estado de São Paulo (APEOESP) realizou estudo Monitoramento de Casos de COVID-19 na Rede Estadual de São Paulo (clique aqui para acesso a nota técnica).
A comparação de uma amostra de 299 escolas estaduais indica divergência de dados com os dados públicos da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, como indicado no gráfico a seguir. A linha vermelha indica a incidência nas escolas monitoradas e as outras linhas em verde e azul uma incidência muito reduzida, como divulgado segundo o texto no Boletim da Secretaria de Educação. No estudo realizado, os casos em professores é três vezes maior.
A iniciativa colabora com o debate público sobre as questões de acompanhamento sanitário no contexto da Pandemia da COVID-19 e suas possíveis implicações para as atividades escolares.
Para o articulista Rodrigo Ratier (clique aqui para artigo) o estudo indica preocupantes indícios de risco real para professores e questiona volta às aulas presenciais em São Paulo.
O estudo foi apresentado em live no dia 14/04/2021, disponível no Youtube (https://www.youtube.com/REPUredeescolapublicaeuniversidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário