Cuidado, (na volta à) Escola!
Eugenio Ramos
UNESP
Maria Raquel Fernandes Ramos
Psicóloga - Secretaria de assistência social
Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho (PE)
"Coloquei álcool em gel na lancheira
e na pasta, tem em gel e líquido", relata Bruna (*)
sobre a preparação de Lú, uma estudante de 5 anos,
na preparação para retomar
suas atividades escolares presenciais.
As restrições do isolamento social decorrentes da Pandemia da COVID-19 modificaram várias práticas sociais, como a atividade escolar.
A rotina de idas e vindas ao espaço escolar, tão banal no dia-a-dia, sofreu profunda alteração e implicou em relevante alteração na vida das famílias, que passaram a tentar abrigar as atividades de estudo em suas casas.
Não foi suficiente, principalmente para os estudantes mais jovens, no início da escolaridade.
A partir de novembro, ante a uma janela de melhora no quadro da Pandemia, famílias passaram a enfrentar o dilema da volta às aulas presenciais.
BAC entrevistou uma família que reside em Recife (PE) que em início de dezembro procurava se organizar para retomar as atividades presenciais na escola, mesmo com as restrições sanitárias.
A escola de Lu ofereceu aos pais a oportunidade de retomar as atividades presenciais no final de novembro de 2020. Bruna e Rafael têm duas filhas, uma - Luciana - em idade pré-escolar e aceitaram responder nossos questionamentos.
[BAC] Como Lú (Luciana) lidou com a falta da escola durante os recentes dias de isolamento social?
[Bruna] Ela estava louca para voltar! Sentia falta da escola, dos amigos e estava ficando agitada e impaciente em casa, com frequência.
[BAC] Como Lú lida com os cuidados da Pandemia?
[Bruna] Lú usa máscara direitinho, passa o álcool e lava as mãos com frequência.
[BAC] E a decisão de retorno a aulas presenciais?
[Bruna] A decisão pelo retorno dela foi um dilema. Fomos avaliando os pontos até resolver. Além disso, a escola mostrou-se estar preparada para o retorno, entregou um protocolo com as normas de higiene, limpeza e funcionamento para um retorno seguro e realizou reuniões online para tirar dúvidas. São 3 dias presenciais e 2 online, o número de crianças é reduzido e eles se organizaram na sala para fazer um distanciamento.
[BAC] Como é a preparação de Lu para ir à escola?
[Bruna] Ela vai de máscara, leva 3 máscaras, existem as trocas de tempos em tempos e o lanche vai de casa, é todo descartável e orientamos não compartilhar, assim como o material escolar. Coloquei álcool em gel na lancheira e na pasta, tem em gel e líquido. Quando chega em casa, vai direto para o banho, escova os dentes e limpa o nariz com soro.
[BAC] Qual o horizonte dessa volta?
[Bruna] Vamos orientando sempre, tentando minimizar os riscos! E assim sobrevivendo.
Vislumbramos com esse relato o grande desafio que se coloca diante das famílias e das instituições escolares como consequência da Pandemia em 2020.
Grandes desafios (e responsabilidades) para construir uma nova rotina.
(*) Todos os nomes dos entrevistados foram alterados para preservar suas identidades.