terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Ideias e crenças

 Eugenio Ramos
UNESP

Em um de seus ensaios - justamente o livro Ideias e Crenças - José Ortega y Gasset, filósofo espanhol que viveu (e sobreviveu) na conturbada primeira metade do século XX, problematiza a existência das crenças na vida humana. 

Sendo humano, acredita-se em algo.

Até em pequenos detalhes de nossas vidas, nos movemos segundo nossas crenças. 

Veja, por exemplo, uma atitude banal de nosso dia-a-dia: ao caminhar em nossa casa (ou em qualquer outra, aliás) não tentamos atravessar as paredes. Procuramos portas ou aberturas nas paredes. Por que isso? Pois nos movemos pressupondo a crença de que as paredes são intransponíveis, não podemos simplesmente atravessá-las. 

Ortega y Gasset desvela com sua discussão que nossas crenças não são declamatórias, ou seja, elas estão lá e não precisam ser enunciadas em palavras. E mais argutamente pondera: pode ser que palavras escondam nossas verdadeiras crenças.

Pois bem, o que nos diz a pessoa crer na Ciência ou numa determinada Religião?

Para entender isso precisamos perceber o que a pessoa crê e não parar apenas no que ela declama … 

Ou seja, um perigo parar no que se ouve após uma frase como “eu creio que …” ou “eu creio em …” (você pode preencher os três pontinhos com alguma lembrança do que as pessoas gostam de bater no peito e afirmar). Pois bem, declamações como essas podem se revelar efetivamente vazias de crenças (daquela crença real que nos leva a atravessar as portas e não tentar pelo meio das paredes).

São muitos e curiosos os desvelamentos que podemos obter ao problematizar nossas observações:

  • O que crê uma pessoa que usa a máscara na Pandemia da COVID-19 cobrindo a boca mas não seu nariz? Ela nos diz algo …  talvez … que sua boca é mais importante que seu nariz (talvez que o perigo é "comer" o vírus e não respirá-lo).
  • O que crê a pessoa que não toma um remédio mas toma um chá? Ela acredita numa substância que remediará sua doença, não naquele comprimido, mas num líquido.
  • O que crê uma pessoa que tem medo da agulha numa vacinação? O que seu medo nos diz ...?
  • O que crê uma pessoa que tira verbas de financiamento da produção científica?

Não seria uma inutilidade resumir o debate ao embate (declamatório) Ciência versus Religião?

Afinal, em quais crenças você crê quando se trata da Pandemia da COVID-19?


Obs. Poucas palavras desse pequeno artigo possivelmente nem arranhem as razões filosóficas da argumentação de Ortega y Gasset. Creio (!) que vale a pena ler algo a mais na obra de José Ortega y Gasset.


imagem de José Ortega y Gasset
reproduzido de https://estadodaarte.estadao.com.br/a-volta-homem-massa-de-jose-ortega-y-gasset/


Nenhum comentário:

Postar um comentário