Eduardo Kokubun. Unesp Rio Claro
O feriado de Natal fecha o domingo, 27/12, com nenhum caso novo de Covid-19 registrado nas últimas 24 horas pela prefeitura de Rio Claro. Com isso, a média móvel diária, como mostra a figura, diminuiu de 42 casos novos há 14 dias, para 26 casos, com redução de 38%. Nesse intervalo de duas semanas, o número de óbitos diminuiu de 5 registros por semana para 2, enquanto a ocupação de leitos síndrome gripal permaneceu estável (de 52 para 51 leitos ocupados).
Os números da pandemia, que desde 21/11 estavam repetindo a aceleração do primeiro semestre, quando Rio Claro regrediu da fase laranja para a fase verde, passaram a desacelerar. É possível que parte da população tenha viajado para aproveitar esta última semana do ano, empresas tenham entrado em recesso diminuindo a duração e frequência de contato entre pessoas. De fato, o número pessoas que circula pela cidade reduziu discretamente em 1% durante a semana. É também possível que após a aceleração abrupta da pandemia no final de novembro, as pessoas passaram a ter mais cuidados com as medidas de prevenção. Todos esses comportamentos podem ter colaborado para diminuir o número de pessoas expostas e tempo de exposição ao novo coronavírus.
O temor de que o pior da pandemia do primeiro semestre poderia se repetir entre o Natal e Revellion parece, no momento, afastado. Porém, ainda não é possível saber os efeitos desses últimos feriados de 2020 na disseminação da pandemia em Rio Claro. É necessário estar atento, pois os efeitos do aumento de contágio aparecem com atraso de uma a duas semanas, ou seja nas duas primeiras semanas de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário