Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN UNESP
Data de 31 de dezembro de 2019 o relato do primeiro caso de pessoa infectada com o novo coronavírus, na cidade de Wuhan, China. A Organização Mundial da Saúde emitiu alerta naquele dia após a notificação de uma pneumonia misteriosa por parte das autoridades sanitárias chinesas. Em 9 de janeiro de 2020 já houve a notícia da primeira morte causada pela Covid-19, como ficou nominada a doença causada pelo coronavírus. A vítima foi um chinês de 61 anos. Quatro dias depois foi confirmada a primeira infecção fora da China, de uma pessoa na Tailândia que regressara de uma visita a Wuhan.IPBEN UNESP
Durante o mês de janeiro o vírus chegou nos Estados Unidos e na Austrália e aconteceram as primeiras ações de quarentena ao redor do mundo.
No Brasil, o primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus foi no final de fevereiro: um homem também de 61 anos que retornava da Itália em viagem de trabalho.
Em 11 de março de 2020 a OMS declara que vivemos uma pandemia, ou seja, o vírus está espalhado por todo o planeta, sem contenção.
A primeira morte no Brasil devida à Covid-19 foi em 17 de março de 2020. Desde então, já são mais de 180 mil vidas perdidas e 7 milhões de pessoas que já foram contaminadas.
Esta página contém tabelas dinâmicas com a evolução do número de casos e de óbitos, divididos por períodos ao longo deste último ano e por região do Brasil.
A evolução das curvas de novos casos e óbitos registrados mostra que não houve final da primeira onda e pode-se prever que esteja acontecendo uma segunda onda no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário