Eduardo Kokubun - Unesp/Rio Claro
Segundo boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, Rio Claro já aplicou mais de 350 mil doses de vacina. O Plano Nacional de Imunização prevê que a vacina contra a Covid-19 deve ser aplicada em pessoas com 12 anos ou mais de idade. Isso representa cerca de 179 mil pessoas em Rio Claro, 85,4% da população total. Dentre eles 173 mil receberam pelo menos uma dose de vacina e 156 mil já completaram o esquema vacinal. Outros 25,5 mil já receberam a dose de reforço.
Falta ainda aplicar pelo menos uma dose de vacina em cerca de 5,6 mil pessoas ou 2,7% da população. Outros 17 mil precisam receber a segunda dose.
A cobertura vacinal no município acompanha a tendência de São Paulo que é o estado do Brasil mais avançado na vacinação. Os resultados são visíveis: o número de casos despencou e quando há infeção os casos são leves. Isso significa muito menos hospitalizações e óbitos.
Em novembro houve apenas nove internações de rioclarences devido à Covid-19, seis delas em não vacinados.
A partir de hoje, Rio Claro passou a aplicar a dose de reforço 4 meses após a segunda dose. A medida mostrou-se eficaz no Reino Unido, onde a proteção contra novos casos chegou a alcançar valores maiores do que 90%.
Completar a vacinação, aplicar doses de reforço, uso de máscaras, evitar aglomerações, manter distanciamento social, evitar locais mal ventilados são medidas conhecidas e que voltaram a ser fortemente recomendadas com o aparecimento da variante Ômicron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário