terça-feira, 24 de agosto de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA - 24/08/2021

Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus24/08/2021

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 212.639.394 contaminados e 4.443.762 mortos no mundo. No Brasil são 20.583.994 contaminados e 574.848 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

 

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 4,98 bilhões. No Brasil são 179.716.948 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

PASSAPORTE DE VACINAÇÃO

A cidade de São Paulo deve passar a exigir que eventos como congressos e jogos de futebol só permitam a entrada de pessoas que apresentem um passaporte de vacinação. O prefeito Ricardo Nunes havia dito que estabelecimentos como bares, restaurantes e shoppings também exigiriam a verificação, mas o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, explicou posteriormente que o comprovante será opcional nesses locais. Ele ressaltou, contudo, que restaurantes com eventos e teatros de shoppings, por exemplo, devem requerer o passaporte. Os locais que descumprirem a norma podem ser multados. O documento será emitido por um aplicativo.

 

OCUPAÇÃO DE LEITOS EM QUEDA

O Estado de São Paulo registra atualmente a menor taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 desde novembro de 2020: 39,6%. Nenhuma das 645 cidades paulistas está com 100% de lotação, o que não acontecia desde abril de 2020, e há cerca de 7.500 pessoas internadas em enfermarias e em leitos de terapia intensiva. Os bons resultados ocorrem em razão do avanço da vacinação – São Paulo vacinou 70% da sua população com ao menos a primeira dose e a imunização de adolescentes já começou. A capital paulista puxa a fila, com 100% dos adultos protegidos com uma dose e 48,2% totalmente imunizados.

 

TERCEIRA DOSE NO PAÍS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma possível terceira dose da vacina contra a Covid-19 só vai ocorrer quando o país 'avançar na segunda'. "A OMS ditou uma posição no sentido de que não se avançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maior parte na população global", destacou o ministro. Segundo dados da pasta, mais de 8,5 milhões de brasileiros deixaram de voltar a um local de vacinação para receber a segunda injeção e completar o esquema vacinal. Até o momento, cerca de 26% da população está totalmente imunizada. Isso já faz com que o brasileiro se preocupe menos com a pandemia, conforme mostra uma pesquisa da UnB.

 

PFIZER: APROVAÇÃO TOTAL

A agência que regula medicamentos nos EUA concedeu aprovação total para a vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech. Primeiro a ir além da categoria de uso emergencial no país, o imunizante recebeu a autorização para ser usado em pessoas com mais de 16 anos. A decisão dá a empresas, hospitais, faculdades, corporações e outras organizações a chancela para exigirem a vacinação de seus funcionários. A autorização ocorre no momento em que o governo de Joe Biden decidiu oferecer uma terceira dose para adultos que receberam os antígenos da Pfizer e Moderna há oito meses e os casos voltaram a subir devido à variante delta.

 

A VOLTA DOS SHOWS

O setor de shows e eventos no país, após mais de um ano de paralisação, se anima com o retorno gradual das atividades. Em São Paulo, por exemplo, o primeiro fim de semana sem restrições deixou os bares da capital paulista lotados e trouxe esperança aos comerciantes. Por outro lado, a variante delta preocupa. Até novembro, quando as apresentações com público em pé devem voltar, São Paulo pretende realizar eventos-teste para descobrir o comportamento do vírus. Enquanto isso, casas de espetáculos não param de agendar shows e outras festividades até dezembro. Realidade semelhante acontece no Rio de Janeiro, onde os eventos já voltaram a ocorrer e as restrições diminuíram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário