quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA-Coronavírus - 19/08/2021

 Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus19/08/2021

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 209.390.634 contaminados e 4.393.138 mortos no mundo. No Brasil são 20.457.897 contaminados e 571.662 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

 

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 4,82 bilhões. No Brasil são 171.271.928 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

CORONAVAC EM CRIANÇAS

A Anvisa não autorizou o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e pediu novos dados para o Instituto Butantan, responsável pelo pedido. O órgão paulista afirmou que enviará os documentos o mais breve possível. Os diretores da agência reguladora reconheceram que a vacina é segura e eficaz e decidiram manter a autorização para uso emergencial em adultos. A diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, que foi relatora do processo, ainda recomendou ao Ministério da Saúde que considere a possibilidade de aplicar uma terceira dose da CoronaVac em idosos acima de 80 anos e imunossuprimidos.

 

VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

A cidade do Rio de Janeiro tornou obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores e empregados públicos municipais. Segundo o decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, a regra também vale para prestadores de serviços contratados pela administração pública municipal. A recusa à vacina sem justa causa será passível de sanções, que incluem advertência, repreensão, suspensão, multa, demissão e cassação de aposentadoria ou disponibilidade. Decisão semelhante foi adotada pela prefeitura de São Paulo no dia 7 de agosto.

 

EUA: ALTA DE MORTES

Os Estados Unidos voltaram a registrar mais de 1.000 mortes por coronavírus após cerca de cinco meses. Foram 1.017 óbitos e mais de 137.000 casos da doença na terça-feira. Depois de uma desaceleração, a média de óbitos diários vem aumentando desde o mês passado, chegando agora a 769 pessoas por dia, a maior desde abril. Nas duas últimas semanas, as hospitalizações no país também subiram cerca de 70%. O aumento nas taxas acontece devido à variante delta e também ao fato de parte da população não querer se vacinar contra a Covid-19. Até o momento, 51% dos americanos estão totalmente imunizados.

 

APELO DO PAPA

Em um vídeo divulgado pelo Vaticano, o Papa Francisco voltou a defender a vacinação contra a Covid-19 e disse que imunizar-se é um "ato de amor". A mensagem faz parte da campanha internacional "Depende de você", criada para estimular a vacinação contra o novo coronavírus, no momento em que parcelas significativas das populações de alguns países, especialmente dos desenvolvidos, ainda resistem aos fármacos. "Amor por si mesmo, amor por familiares e amigos, amor por todos os povos", disse o pontífice em parte da mensagem. Também participaram da ação arcebispos e cardeais de Estados Unidos, México, e Honduras, entre outros países. O Brasil foi representado por Dom Cláudio Hummes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário