terça-feira, 27 de julho de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA - Coronavírus - 27/07/2021

 Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus27/07/2021

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus registra, segundo a Universidade Johns Hopkins:

No mundo:

·      194.785.032 contaminados e  4.168.797 mortos.

No Brasil:

·      19.707.662 contaminados e  550.502 mortos.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 3,89 bilhões. Enquanto no Brasil são 134.076.527 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e da Revista VEJA (nacional).

 

SINOPHARM NA ANVISA

A Anvisa recebeu a solicitação de uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm. O pedido foi apresentado pela empresa Blau Farmacêutica, que representa o imunizante do laboratório chinês no Brasil. O prazo de análise do pedido pode ser de sete ou trinta dias, a depender do caso. O fármaco não teve estudos clínicos no Brasil, mas foi aprovado pela OMS em maio, o que pode facilitar a autorização. Produzido a partir de um vírus inativado, o antígeno é aplicado em duas doses, com intervalo de três a quatro semanas, e apresentou eficácia contra infecções sintomáticas e hospitalização de 79%.

 

AVANÇO EM SÃO PAULO

O Estado de São Paulo chegou a 75% da população adulta vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19. Isso significa cerca de 25,3 milhões de pessoas inoculadas. Destas, 9,3 milhões – ou 26% – completaram o esquema vacinal, seja com duas doses da CoronaVac, Oxford ou Pfizer, ou pela dose única da Janssen. No levantamento da Revista VEJA, que calcula o índice de vacinados de acordo com a população total, o estado imunizou 55,3% da população com ao menos uma dose e 20,6% com duas ou com a injeção única. Em proporção à população, conforme mostra o Radar/Veja, São Paulo ultrapassou a taxa aferida nos Estados Unidos.

 

PROBLEMA EM CAPITAIS

Apesar do visível avanço da campanha de vacinação, o Brasil ainda enfrenta problemas por falta de doses. Ao menos oito capitais suspenderam a aplicação da primeira injeção nesta semana: Rio de Janeiro, Belém, Campo Grande, Salvador, João Pessoa, Vitória, Florianópolis e Maceió. A pausa temporária rendeu críticas do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao Ministério da Saúde. O político ironizou o "senso de urgência" do Ministério na entrega de vacinas. Na capital fluminense, a retomada da administração da primeira dose acontecerá nesta quarta-feira. A expectativa no Rio é imunizar todos os adultos acima de 18 anos nas próximas três semanas.

 

EUA: RESTRIÇÕES MANTIDAS

Diante das preocupações com a variante delta do coronavírus, os Estados Unidos decidiram não suspender "neste momento" as restrições de viagem para entrar em seu território, confirmou a Casa Branca. A cepa tem provocado aumento de casos de Covid-19 no país. Atualmente, os EUA proíbem a entrada de praticamente todos cidadãos que não são americanos e que nas últimas duas semanas estiveram na China, Índia, África do Sul, Irã, Brasil e 26 países europeus. Na semana passada, o governo americano afirmou que fronteiras terrestres do país com Canadá e México seguirão fechadas para viagens não essenciais ao menos até 21 de agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário