Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Biblioteca comunitária
A definição de uma biblioteca pode ser simplesmente uma coleção de livros, uma coleção pequena que preencha uma estante ou até mesmo um prédio inteiro.
Os tipos de biblioteca também podem ser definidos pelo tipo de público: escolar, universitária, pública, particular e também comunitária.
Uma biblioteca comunitária, normalmente, é criada por iniciativa individual ou coletiva para promoção de informação e leitura a um grupo com objetivos sociais comuns.
As bibliotecas comunitárias são criados a partir de doações e podem também ser apoiados por empresas preocupados com a sua responsabilidade social.
Algumas iniciativas de sucesso:
Ecofuturo: rede de bibliotecas comunitárias criada para o incentivo à leitura e transformação do espaço social.
Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) que leva a leitura para comunidades e periferia.
Na área da Biblioteconomia, a biblioteca comunitária é estudada e tem muitos documentos acessíveis sobre o assunto.
Recentemente, foi divulgada notícia de uma biblioteca criada por garis na Turquia com os livros em bom estado que eles encontravam descartados. Vale a pena ver a notícia aqui.
Iniciativas para incentivo à leitura e formação de leitores, assim como as escolas, são fundamentais para a formação do cidadão e assim termos uma sociedade com mais acesso à informação e formação de conhecimento, uma grande ferramenta para uma sociedade melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário