sexta-feira, 28 de maio de 2021

Segunda onda em Rio Claro é mais longa e demorada do que a primeira.

 Dois meses após o pico, casos ativos reduziram apenas 48%. Na primeira onda, a queda foi de 93% no mesmo intervalo de tempo.



Rio Claro sofreu o pior momento da pandemia em março, quando o número de pacientes em leitos covid-19 ultrapassou a capacidade dos nossos hospitais. A cidade não estava sozinha: poucas semanas antes com hospitais lotados, Manaus assistiu pacientes morrendo por falta de oxigênio e o mesmo poderia ocorrer no Estado de São Paulo e no município. 

O Plano São Paulo endureceu e criou-se uma fase de transição, com muito mais restrições do que aquelas previstas na fase vermelha. Cidades vizinhas entraram em "lockdown" adotada parcialmente em nosso município. Em 27/03, Rio Claro atingiu o pico de 1.118 casos ativos - aquelas pessoas que tem a doença e com potencial de transmitir para outros. Com as medidas restritivas, o número de casos começou a cair, trazendo um certo alivio. Passados 61 dias de fase de transição no Estado, o número de casos ativos reduziu 48% para 577. Parece muito. Mas não é.

Na primeira onda do ano passado, o pico foi alcançado em 24/07, com total de 1.117 casos ativos. No intervalo de 61 dias, esse número despencou para 78 casos, uma queda de 93%. Passamos da fase vermelha, mais flexível do que o fase de transição deste ano, pulamos para a fase amarela, sem passar pela laranja. Em outros 17 dias, passamos para a fase verde, com muito mais flexibilidade. 

O gráfico mostra ainda que esta segunda onda começou muito mais cedo do que a primeira. Rio Claro permaneceu num patamar de 400 casos ativos durante praticamente 100 dias entre novembro e fevereiro, incubando a pandemia. A subida foi tão rápida quanto na primeira onda e como vimos, com pico semelhante. A queda, porém, mesmo com a vacinação em andamento está muito mais lenta. Nesses dois meses após o pico, nem sequer voltamos ao patamar de fevereiro.

Vale lembrar que a dificuldade sair do atoleiro não é exclusivo de Rio Claro. Acontece no Estado de São Paulo e em outras cidades de outros estados do Brasil. A fase de transição foi adiada no Estado. Especialistas vem alertando que, com novas variantes vindo de fora do Brasil como a da Índia ou fruto de mutações por aqui como a P4, relaxamento precoce de distanciamento podem recrudescer a segunda onda, ou criar uma terceira onda mais feroz.

Os números da pandemia estão variando bastante nas últimas semanas, ora aumentando, ora diminuindo. Parece bom porque não estão piorando. Porém, comparando com a primeira onda, quando houve redução consistente nos números, não estamos fazendo a lição de casa.

Ficção e ciência na CPI da Pandemia

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

A semana foi menos intensa nas reuniões da CPI da Pandemia instalada no Senado Federal porque foram duas oitivas e uma reunião deliberativa para decidir sobre requerimentos de informações e depoimentos. Na terça-feira, 25/5, foi ouvida a secretária Mayra Pinheiro, do Ministério da Saúde, conhecida pela defesa que faz da cloroquina e outros medicamentos do chamado "kit covid", e na quinta-feira, 27/5, foi a vez de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, arguido principalmente em relação às tratativas de produção e entrega da vacina CoronaVac.

A transcrição das sete horas de depoimento de Mayra Pinheiro de rendeu 101 páginas (veja aqui) e a de Dimas Covas, 72 páginas (veja aqui), durando praticamente o mesmo tempo. A secretária do Ministério da Saúde foi perguntada inúmeras vezes sobre o uso de medicação comprovadamente ineficaz no combate à Covid-19 e defendeu o uso de cloroquina e derivados. Tergiversou quanto à imunização de rebanho, reconhecendo ao final do depoimento que ela não existe e que não deve ser buscada. O relator da comissão, senador Renan Calheiros, apontou pelo menos 11 mentiras ou declarações de Mayra Pinheiro que não correspondem aos fatos (veja aqui).

O Diretor do Butantan, por seu turno, foi muito claro e sereno na apresentação e respostas à arguição dos senadores. A destacar que a chamada tropa de choque da presidência da República não estava presente, uma estratégia para não se expor. Era nítido o incômodo dos que defendem que a conduta do Ministério da Saúde no combate à pandemia foi adequada quando Dimas Covas revelou o desprezo com a oferta de pelo menos 100 milhões de doses da vacina CoronaVac ainda em outubro de 2020, com início da vacinação em dezembro. Registra-se que a palavra cloroquina não foi pronunciada por ele no depoimento.

Na comparação dos dois depoimentos é evidente a distinção entre ficção e ciência. A defesa necessariamente política da negação da vacinação para que fossem usadas medidas ineficazes cria um mundo ficcional que não sobrevive ao escrutínio das evidências científicas, apresentadas na arguição de Mayra Pinheiro, ainda que sem a devida ênfase. Ficou por conta do senador Otto Alencar apresentar o engodo da recomendação de tais medicamentos que se baseiam na baixa letalidade da covid-19. Ou seja, não tomar nada também resultaria em paciente curado ao final do processo.

O que se lamenta é que, mesmo com assessores muito bem remunerados, os senadores não são capazes do entendimento científico necessário para avaliar a pandemia. Em uma das intervenções no depoimento de Dimas Covas, o senador Eduardo Girão chegou a postular que as vacinas do Butantan seriam feitas com células extraídas de fetos abortados! Para ele e para todos os que ainda têm dúvidas sobre a fabricação de vacinas, repetimos a indicação da entrevista sobre o assunto que o professor Oscar Malaspina deu (assista aqui).

Comunicação científica

 

Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp


Comunicação científica


A divulgação científica cresceu desde o início da pandemia. Cientistas estão sempre na imprensa seja nas telas, no rádio e nas redes sociais para explicar os eventos da pandemia e promover o conhecimento científico. Ainda encontramos muitos desafios, pois há ações para desinformação com informações não corretas como mostra o artigo: EUA, Brasil e Índia lideram ranking das fake news anti-vaxx.
Um opção para se atualizar sobre a pandemia e também sobre a ciência e a comunicação científica é acompanhar o Instituto Questão de Ciência.
Revista: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/
Twitter: @iqciencia
Instagram: https://linktr.ee/iqciencia
Facebook: @iqciencia
Telegram: https://t.me/iqciencia







terça-feira, 25 de maio de 2021

Nerd: do pejorativo ao orgulho de um nicho cultural

Eduardo Kokubun
Eugenio Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Adilson Roberto Gonçalves

UNESP


Filmes, livros, cards, miniaturas ... produções que o apelo cultural da ficção científica e realidade ajudou a formar agrupamentos de seguidores fiéis, que se tornaram comunidades.

Rio Claro já foi considerada, em 2015, como a cidade mais nerd do Brasil a partir das vendas da Amazon, como destacado em http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/05/rio-claro-sp-e-cidade-mais-nerd-do-brasil-diz-levantamento-da-amazon.html.

Até data comemorativa existe. Hoje, 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd, estabelecido em homenagem ao lançamento do filme Star Wars - Uma Nova Esperança, como mostrado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Orgulho_Nerd.

Debate-se inclusive a origem da palavra "Nerd", como mostra a matéria https://super.abril.com.br/mundo-estranho/de-onde-vem-a-palavra-nerd/ , não registrada oficialmente nos dicionários comuns da língua inglesa. A versão online do Cambridge Dictionary apresenta praticamente as conotações depreciativas do termo (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/nerd)







Live: Gestão de dados de pesquisa: aspectos éticos no compartilhamento de dados

 

Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp


Gestão de dados de pesquisa: aspectos éticos no compartilhamento de dados

Dia 28/5 (sexta-feira) às 14h, teremos uma Live com a Bibliotecária Elizabete Cristina de Souza Aguiar Monteiro que abordará a gestão e os aspectos éticos no compartilhamento de dados e contará com mediação dos Professores Doutores - Flávio Soares Alves e José Angelo Barela.

A live será transmitida no Youtube da Biblioteca Unesp câmpus de Rio Claro no link https://youtu.be/et354XkPIWs

"O Plano de gestão de dados (PGD) é um documento que descreve as estratégias da gestão dos dados em seu ciclo de vida, incluindo o que será feito com os dados durante ou após a finalização da pesquisa. A Fapesp implementou a obrigatoriedade da submissão do PGD tanto nas solicitações de financiamento quanto junto aos Relatórios Científicos parciais e finais" (CGB-Unesp).




UNESP Rio Claro na mídia [25/05/2021]

  

Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp


UNESP Rio Claro na mídia

[25/05/2021]



Curso de Física da Unesp-Rio Claro é referência na região


#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#física
#cursodefísica
#EdsonDenisLeonel
#pesquisacientífica
#Fapesp
#CNPq
#ciência


Após nove dias de tempo seco e baixa umidade, volta a chover em RC


#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#EstaçãoCeaplaUnesp
#Ceapla
#PrefeituradeRioClaro
#chuva

sexta-feira, 21 de maio de 2021

A logística de Eduardo Pazuello na CPI da pandemia

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

Nesta semana a CPI da Pandemia, instalada no Senado Federal, ouviu o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A imprensa se fartou de publicar considerações políticas dos depoimentos, mas, para quem não assistiu às sessões, convém conferir o que foi falado por meio da leitura das transcrições disponíveis no site do Senado. O depoimento de Ernesto Araújo pode ser lido aqui e não será analisado neste momento.

Eduardo Pazuello teve tempo suficiente para se preparar, uma vez que a primeira oitiva foi adiada pelo fato dele ter estado em contato com assessores supostamente contaminados com a Covid-19. Após conseguir habeas corpus no STF garantindo que não seria preso e podendo não responder quando inquirido sobre fatos que pudessem implicá-lo em crimes, Pazuello prestou o depoimento que acabou se estendendo por dois dias. A técnica da elaboração de suas respostas foi baseada em três eixos: a) blindar o presidente da República, não revelando em nenhum momento que tenha havido alguma ingerência por parte dele nas ações do ministério da Saúde; b) ser o mais prolixo possível para consumir o tempo da sessão que é limitado pelo início da ordem do dia no plenário do Senado; e c) sempre que confrontado, não assumir responsabilidades ou atribuí-las a outros ou ainda contemporizar com dificuldades momentâneas e nunca apresentar enfrentamento da situação. Quanto ao segundo quesito, irritou os senadores que logo perceberam a estratégia, especialmente no segundo dia, solicitando respostas claras e objetivas. No entanto, a capacidade de arguição dos senadores se mostrou limitada, ora por desconhecer como inquerir, ora por preocuparem-se exclusivamente em fazer seus discursos políticos.

É certo que para a formulação das perguntas é necessária alguma fundamentação e citação de fatos. Mesmo com a estratégia de ser prolixo, nos dois dias de depoimentos que corresponderam a mais de 15 horas, há vários pronunciamentos de senadores que sequer foram comentados ou respondidos pelo ex-ministro. A arguição se transformou em peroração.

Uma análise semi-quantitativa da transcrição dos diálogos do primeiro dia de questionamentos mostra que o ex-ministro ocupou cerca de 37% do total, computando-se o número de linhas do texto dessa transcrição usado exclusivamente para o que seria destinado à arguição. Nesse primeiro dia, Pazuello usou 344 linhas de um total de 4637 apenas para sua apresentação inicial, facultada pelo presidente da CPI. Boa parte dos senadores usou seu tempo regimental de 15 minutos, restrito para alguns e dilatado para outros, para comunicar suas impressões sobre a gestão do ministério da Saúde, muitas vezes sem entrar em perguntas específicas (original da transcrição aqui).

Já no segundo dia, o espaço ocupado pelas falas, intervenções e respostas do ex-ministro corresponderam a apenas 21% do total, ainda que várias delas se limitaram a monossílabos. A avaliação política indica falta de adesão aos fatos no depoimento de Eduardo Pazuello o que levará à solicitação de investigação criminal, como aconteceu com depoimentos anteriores. Por fim, chamou a atenção que foi usado um dispositivo regimental nessa sessão para excluir da transcrição a menção ao nazista Eichmann feita pelo senador Alessandro Vieira, quando comparou o julgamento pela participação no extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial com a condução da pandemia por Pazuello. O áudio dessa parte da sessão ainda não havia sido removido (ouça aqui).



quinta-feira, 20 de maio de 2021

Vacinação vem poupando os mais idosos, mas ainda não contém pandemia.

Eduardo Kokubun. Unesp-Rio Claro

Com quase um em cada quatro moradores de Rio Claro vacinados com pelo menos uma dose da vacina, os efeitos começam aparecer. Os primeiros a receberam as doses foram os profissionais de saúde e as pessoas mais idosas. A proporção de idosos acometidos pela Covid-19, internados ou que foram a óbito vem diminuindo em todos os meses após o início da vacinação. A diminuição é mais notável naqueles que grupos que completaram duas doses, na faixa acima de 80 anos. Quando consideramos aqueles com mais de 60 anos, onde nem todos completaram duas doses, a proporção de casos diminuiu de 16% a 11%.



Em janeiro, metade dos internados tinham idade superior a 60 anos. Em maio, até o momento, a proporção caiu para a metade, 26%. No gráfico, pode-se ainda notar que a faixa etária de 41 a 60 anos passou a ser predominante com 57%.



No início da pandemia, 3 em cada 4 óbitos, ou 75%, ocorriam em pessoas com idade superior a 60 anos. Em maio, até o momento, houve redução para 57% de todas as mortes.


Embora a proporção de casos, internações e óbitos nos vacinados venha diminuindo, ela não é suficiente ainda para debelar a pandemia. Já são quinze meses de pandemia e antes de completar o mês, maio já o quinto mês com o maior número de casos. Na velocidade que está a pandemia, é possível que atinja a terceira posição com mais de 1,5 mil casos.



 

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Brasil: 439.050 vítimas da COVID-19

  fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)


É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado e de Ribeirão Bonito desaparecessem do mapa.

Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 19/05/2021)

Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.

Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão

terça-feira, 18 de maio de 2021

Divulgação científica - Covid -19

 Divulgação científica - Covid -19

Márcia Correa Bueno Degasperi Unesp

    Existem várias ações de divulgação de informações corretas sobre a Covid-19. Grupos interdisciplinares de cientistas que se uniram e trabalham com coleta, análise e divulgação de informações seguras a respeito da Covid-19.

Alguns deles aqui:

Observatório COVID 19 BR
Twitter: @obscovid19br
https://covid19br.github.io/


Rede Análise COVID-19
Twitter: @analise_covid19

https://redeaanalisecovid.wordpress.com/



Infovid
Twitter: @grupo_infovid
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBDT750kT_FNM3JhVET_Rsg
Instagram: https://www.instagram.com/grupo.infovid/?hl=pt-br





UNESP Rio Claro na mídia [18/05/2021]

 Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp


UNESP Rio Claro na mídia

[18/05/2021]


Jardim da Baronesa celebra um ano nesta semana

https://www.jornalcidade.net/rc/jardim-da-baronesa-celebra-um-ano-nesta-semana/180815/

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#florestaestadual
#feenarioclaro
#antigohortoflorestal
#diamundialdasabelhas
#abelha
#JardimdaBaronesa
#CláudiaInêsdaSilva
#Lucila Manzatti
#RodrigoCampanha
#WilliamSabino
#OsmarMalaspina


Rio Claro oferece 1.100 vagas em cursos de formação para professores municipais
https://www.jornalcidade.net/rc/rio-claro-oferece-1-100-vagas-em-cursos-de-formacao-para-professores-municipais/180791/


#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#secretariadaeducação
#profissionaisdaeducação
#CentrodeAperfeiçoamentoPedagógico
#BaseNacionalComumCurricular
#BNCC


Edição do Festival Pint of Science 2021 começa nesta segunda-feira, 17

Evento realizado pela USP terá programação especial para as cidades de Ribeirão Preto, Rio Claro e São Carlos

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#divulgaçãocientífica#DanielGuimarãesPedronette#JoséAlexandredeJesusPerinotto#LucasVeríssimoWarren#MiltonCezarRibeiro#PintofScience#RibeirãoPreto#SãoCarlos#usp


Ribeirão Preto participa de evento que une cerveja e ciência

Pint of Science, edição 2021, será realizada de forma virtual nos dias 17, 18 e 19 de maio; Coloque a cerveja de sua preferência para gelar e bom aprendizado

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#divulgaçãocientífica#DanielGuimarãesPedronette#JoséAlexandredeJesusPerinotto#LucasVeríssimoWarren#MiltonCezarRibeiro#PintofScience#RibeirãoPreto#SãoCarlos#usp

Monte Alto e suas matrizes: as bases da Cidade Sonho

Em comemoração aos 140 anos do município, forças do desenvolvimento e fortalecimento do município merecem ser recordadashttps://www.oimparcialmontealto.com.br/noticias/monte-alto-e-suas-matrizes-as-bases-da-cidade-sonho/
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#MonteAlto
#MuseudePaleontologiadeMonteAlto


Rio Claro oferece 1.100 vagas em cursos de formação para professores municipais


#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#secretariadaeducação
#profissionaisdaeducação
#CentrodeAperfeiçoamentoPedagógico
#BaseNacionalComumCurricular
#BNCC


São Paulo pode recuperar 22% da vegetação só com restauração de margens de rios e morros


#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#APP
#ÁreasdeProteçãoPermanente
#Geolab
#usp
#estadodesãopaulo
#LuísFernandoGuedesPinto
#KalinedeMello
#CódigoFlorestal



sexta-feira, 14 de maio de 2021

UNESP Rio Claro na mídia [14/05/2021]


Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp

UNESP Rio Claro na mídia [14/05/2021]


Debates e galerias virtuais marcam Dia do Artista Plástico

https://www.ovale.com.br/_conteudo/viver/2021/05/126328-debates-e-galerias-virtuais-marcam-dia-do-artista-plastico.html

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#MarioLucioSapucahy
#artistaplástico
#geografia

Festival Pint of Science convida o público a saborear cardápio variado da ciência

Ribeirão Preto, Rio Claro e São Carlos realizam eventos em conjunto, com a participação de pesquisadores de três campi de universidades estaduais; USP de Lorena também tem programação especial para o evento

https://jornal.usp.br/universidade/festival-pint-of-science-convida-o-publico-a-saborear-cardapio-variado-da-ciencia/

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#divulgaçãocientífica
#DanielGuimarãesPedronette
#JoséAlexandredeJesusPerinotto
#LucasVeríssimoWarren
#MiltonCezarRibeiro
#PintofScience
#RibeirãoPreto
#SãoCarlos
#usp

TJ determina que prefeitura tome medidas contra contaminação do solo do cemitério de Rio Claro
Unesp aponta que local sofre consequências do necrochorume. Município vai recorrer

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/05/11/tj-determina-que-prefeitura-tome-medidas-contra-contaminacao-do-solo-do-cemiterio-de-rio-claro.ghtml

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#contaminaçãodosolo
#cemitério
#necrochorume
#prefeitura
#WalterMalaguttiFilho
#Cetesb
#MinistérioPúblicodoMeioAmbiente

Rio Claro promove workshop de integração entre empresas de inovação e tecnologia da região
Evento acontece na quinta-feira (13) e prazo limite para se inscrever é até esta terça (11).

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/05/11/rio-claro-promove-workshop-de-integracao-entre-empresas-de-inovacao-e-tecnologia-da-regiao.ghtml

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#inovação
#empresas
#microempreendedor
#prefeitura
#workshop

Após adiamento, 2ª fase da Unesp é aplicada para 2.903 candidatos em Araraquara e região

https://seiaprender.com.br/apos-adiamento-2a-fase-da-unesp-e-aplicada-para-2-903-candidatos-em-araraquara-e-regiao/

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#ararquara
#sãojoãodaboavista
#vestibular
#pandemia

1,5 mil estudantes prestam vestibular neste sábado (8) em Araraquara
Unesp aplica a segunda prova para estudantes que desejam ingressar na faculdade

https://www.acidadeon.com/araraquara/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1612571,1-5-mil-estudantes-prestam-vestibular-neste-sabado-8-em-araraquara.aspx

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#ararquara
#sãojoãodaboavista
#vestibular
#pandemia

Iniciando uma caminhada conjunta ao redor dos velhos e novos desafios a agricultura familiar e camponesa no estado de São Paulo

https://contratempo.info/colunistas/fernandorosa/iniciando-uma-caminhada-conjunta-ao-redor-dos-velhos-e-novos-desafios-a-agricultura-familiar-e-camponesa-no-estado-de-sao-paulo/

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#agriculturafamiliar
#agriculturacamponesa
#estadodesãopaulo
#FernandoAmorimRosa
#geografia

Rio Claro realiza workshop gratuito para empresas

https://imprensa.rioclaro.sp.gov.br/?p=63201

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#inovação
#empresas
#microempreendedor
#prefeitura
#workshop
#AndersonChristofoletti

Rio Claro realiza workshop gratuito para empresas

https://cidadeazulnoticias.com.br/rio-claro-realiza-workshop-gratuito-para-empresas/

#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#inovação
#empresas
#microempreendedor
#prefeitura
#workshop
#AndersonChristofoletti

CPI da pandemia em resumo

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

Na semana que termina, a CPI da Pandemia no Senado Federal ouviu três testemunhas que, em maior ou menor grau, esclareceram algumas questões que nortearam as ações e omissões referentes às vacinas contra o novo coronavírus no âmbito do governo federal. Alguns aspectos relevantes são destacados aqui e os depoimentos integrais podem ser consultados no site do Senado.

A primeira oitiva foi do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres (11/5). Ele foi muito claro e profissional, detalhando os procedimentos técnicos e científicos que a agência possui para a liberação e validação de medicamentos e vacinas. Informou que, em relação à vacina Sputnik V, a análise encontra-se parada, aguardando o envio de documentos da empresa União Química, que produzirá o imunizante. Os senadores arguiram em relação aos detalhes de como foi o processo até aqui que resultou no apontamento de vários itens da Sputnik V em desacordo com os protocolos para sua liberação. Ficou clara a inexistência de fatores ou pressões políticas dentro da Anvisa. Barra Torres disse também que não há nada que desabone a China e seus produtos, no âmbito da saúde.

Já Fabio Wajngarten, ex-Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência (12/5), foi muito evasivo nas respostas, o que levou à conclusão, por parte dos senadores, que ele estava mentindo. A campanha "o Brasil não pode parar", veiculada em março de 2020, foi tomada por ele como um piloto que não deveria ter vindo a público. Naquela peça publicitária há evidente desaconselhamento ao isolamento social, fundamental para evitar a difusão do vírus. Ele disse que não participou dessa decisão porque estava afastado por ter sido acometido pela covid-19. Porém, foi desmentido em plenário ao mostrarem um vídeo da época em que participava de live com Eduardo Bolsonaro, afirmando estar acompanhando tudo o que acontecia na Secretaria. Ao final, a CPI decidiu enviar a íntegra do depoimento ao Ministério Público para que procedesse à avaliação de falso testemunho.

Encerrando a semana de oitivas, o gerente-geral da Pfizer, Carlos Murillo (13/5), confirmou que a farmacêutica ofereceu vacinas ao governo do Brasil desde julho de 2020, reiteradas vezes, com ênfase no mês de agosto, e somente em março de 2021 um primeiro contrato foi assinado. Os preços e cláusulas propostos foram semelhantes aos apresentados aos demais países. A presença de pessoas alheias ao ministério da Saúde nas tratativas foi confirmada por Carlos Murillo. O ex-secretário Fábio Wajngarten foi uma dessas pessoas, e incluiu, ao menos em uma reunião, Carlos Bolsonaro e Filipe Martins.

Pint of Science

Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp

Pint of Science 2021


Pint of Science é um festival mundial que aproxima a ciência da sociedade ao discutir temas científicos de forma descontraída. O festival acontece anualmente ao longo de três dias consecutivos e, este ano, será realizado na semana que vem nos dias 17, 18 e 19.

Participação da Unesp Rio Claro no Pint of Science aqui.
Programação completa no Brasil aqui.
Canal no Youtube Pint of Science Brazil.
Mais sobre o evento aqui.