Eduardo Kokubun. Unesp-Rio Claro
Com quase um em cada quatro moradores de Rio Claro vacinados com pelo menos uma dose da vacina, os efeitos começam aparecer. Os primeiros a receberam as doses foram os profissionais de saúde e as pessoas mais idosas. A proporção de idosos acometidos pela Covid-19, internados ou que foram a óbito vem diminuindo em todos os meses após o início da vacinação. A diminuição é mais notável naqueles que grupos que completaram duas doses, na faixa acima de 80 anos. Quando consideramos aqueles com mais de 60 anos, onde nem todos completaram duas doses, a proporção de casos diminuiu de 16% a 11%.
Em janeiro, metade dos internados tinham idade superior a 60 anos. Em maio, até o momento, a proporção caiu para a metade, 26%. No gráfico, pode-se ainda notar que a faixa etária de 41 a 60 anos passou a ser predominante com 57%.
No início da pandemia, 3 em cada 4 óbitos, ou 75%, ocorriam em pessoas com idade superior a 60 anos. Em maio, até o momento, houve redução para 57% de todas as mortes.
Embora a proporção de casos, internações e óbitos nos vacinados venha diminuindo, ela não é suficiente ainda para debelar a pandemia. Já são quinze meses de pandemia e antes de completar o mês, maio já o quinto mês com o maior número de casos. Na velocidade que está a pandemia, é possível que atinja a terceira posição com mais de 1,5 mil casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário