Janeiro foi para a pandemia em Rio Claro, um mês com aumento de internações que chegou a lotar vagas de UTI no sistema público. Paradoxalmente, o número de novos casos manteve-se praticamente estacionado em relação ao mês de dezembro. Em novembro de 2020 Rio Claro havia registrado 366 casos confirmados de Covid-19, que aumentou para 1149 e 1154 casos em dezembro e janeiro respectivamente. No mesmo período, o número de confirmação em idosos com mais de 60 anos aumentou de 46 para 157 e 190 casos.
Entre os adultos de 21 a 60 anos os novos casos diminuíram de 927 para 884. Outra surpresa é que o números de novos casos aumentou naqueles com até 20 anos.
Como era de se esperar com o contágio de idosos, a média de leitos ocupados aumentou de 18 em novembro, para 48 em dezembro e 58 em janeiro, acompanhado pelo aumento de ocupação de leitosUTI de 7 para 17 e 25 respectivamente.
A pandemia está diferente nesta segunda onda em Rio Claro. Ao contrário da primeira onda, onde houve um claro pico, estamos atravessando um platô desde novembro. O peso dos adultos de até 40 anos diminuiu, mas aumentou a proporção entre os mais jovens e mais idosos.
Sem dados mais detalhados de rastreamento de casos, não é possível determinar o que aconteceu nos últimos dois meses. Porém, tipicamente, de dezembro até carnaval é um período de férias, com baixa atividade na economia, aumento de viagens e maior convivência familiar.
O retorno à vida “normal” com o retorno ao trabalho e escola, mesmo que de forma remota, presencial ou mistura entre elas, pode mudar o comportamento da pandemia.
Enquanto a vacina não chega a todos, precisamos manter os cuidados na nossa proteção para minimizar os efeitos da pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário