quarta-feira, 15 de setembro de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA, 15/09/2021

 Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus15/09/2021

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 225.885.016 contaminados e 4.650.841 mortos no mundo. No Brasil são 21.019.830 contaminados e 587.797 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,79 bilhões. No Brasil são 214.368.068 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

STF: SEGUNDA DOSE

O plenário do STF formou maioria para aprovar o parecer do ministro Ricardo Lewandowski a favor do envio de mais vacinas contra a Covid-19 a São Paulo pelo governo federal e, assim, garantir a aplicação da segunda dose. Trecho do parecer do magistrado diz que a União deve assegurar ao estado a remessa necessária para completar a imunização "dentro do prazo estipulado nas bulas dos fabricantes e na autorização da Anvisa". O Ministério da Saúde já informou que cumprirá a decisão do Supremo.

 

FIOCRUZ RETOMA ENTREGA

Após duas semanas sem distribuir vacinas, a Fiocruz enviou 1,7 milhão de doses do imunizante Oxford-AstraZeneca ao Ministério da Saúde. A saída ocorreu em duas remessas, uma com 50.000 doses diretamente para o Rio de Janeiro e outra para o governo federal, que distribuirá aos demais estados. A fundação informou que mais entregas estão previstas para os próximos dias, mas não detalhou a data nem a quantidade. Essas informações serão divulgadas “à medida em que forem concluídas as análises do controle de qualidade", informou a autarquia em nota. Devido ao atraso, alguns estados, como São Paulo, aplicaram o fármaco da Pfizer em pessoas que receberiam a segunda dose da AstraZeneca.

 

REFORÇO DA CORONAVAC

O governador de São Paulo, João Doria, determinou que o Instituto Butantan substitua os lotes da CoronaVac que foram interditados pela Anvisa. Nesta quarta, o Ministério da Saúde recebe 6,9 milhões de doses do imunizante que foram produzidas pelo Butantan com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China. Um novo lote com 5 milhões de vacinas prontas, produzidas na fábrica da Sinovac vistoriada pela Anvisa, chegará a São Paulo na próxima semana, totalizando 11,9 milhões de unidades. O órgão sanitário interditou cautelarmente mais de 12 milhões de doses da CoronaVac no dia 4 de setembro.

 

TAXA DE TRANSMISSÃO: MENOR NO ANO

De acordo com dados do Imperial College, de Londres, a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil caiu para 0,81, a menor do ano. Desta forma, cada 100 pessoas infectadas com o coronavírus podem transmitir para outras 81. Esta é a segunda vez no ano em que o índice, também chamado de Rt, fica abaixo de 0,90 – a primeira vez foi 0,88 na semana de 12 de julho. No ranking de transmissão ativa, o Brasil está na 16ª posição, de acordo com os dados divulgados pela instituição britânica. Indonésia (0,60), Mongólia (0,69) e Chile (0,69) são os três primeiros. 

 

VACINAÇÃO NO REINO UNIDO

Jovens a partir de 12 anos ou mais começarão a ser vacinados contra a Covid-19 na próxima semana no Reino Unido. Segundo anúncio do governo britânico, a resolução segue uma recomendação de um corpo diretivo de médicos da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. A vacina utilizada para este público deve ser a da Pfizer, aprovada pela agência reguladora local em junho. A campanha de vacinação terá início nas escolas e exigirá o consentimento de pais e responsáveis. A principal preocupação do governo é a contaminação e transmissão entre crianças por causa da volta às aulas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário