quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O QUE FOI NOTÍCIA - Newsletter da Revista VEJA-Coronavírus - 25/08/2021

 Alexandre Perinotto - IGCE/UNESP

O QUE FOI NOTÍCIA

Resumo da Newsletter VEJA – Coronavírus25/08/2021

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 213.301.298 contaminados e 4.454.812 mortos no mundo. No Brasil são 20.614.866 contaminados e 575.742 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,02 bilhões. No Brasil são 181.709.196 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 

TERCEIRA DOSE NO BRASIL

O Ministério da Saúde deve aplicar, a partir de 15 de setembro, uma terceira dose de vacina contra o coronavírus em cerca de 35 milhões de pessoas. A injeção de reforço seria recebida por indivíduos com o sistema de defesa debilitado, como idosos acima de 80 anos e imunossuprimidos, ou seja, transplantados recentemente, com câncer, queimaduras graves, entre outras condições, que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Rosana Melo, secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, disse que, caso seja preciso, a pasta deve optar por imunizar esses grupos novamente antes de aplicar a vacina em adolescentes sem comorbidades.

 

VARIANTE DELTA

Um estudo realizado na Coreia do Sul indica que infectados com a variante delta apresentam carga viral inicial 300 vezes maior do que aqueles contaminados pela cepa original. Nove dias depois, a concentração viral cai cerca de 30 vezes e chega ao mesmo nível do que é geralmente encontrado em contaminações por outras mutações. O problema é que a maior taxa de concentração no início da infecção faz com que o vírus seja transmitido mais facilmente de pessoa para pessoa. No Rio de Janeiro, onde a delta predomina, houve aumento na média móvel de mortes. No estado, a subida foi de 28,5% em comparação com quinze dias atrás. Já na capital, a situação é ainda pior, com acréscimo de 55,2%.

 

POLÊMICO PASSAPORTE

O presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers, Glauco Humai, se posicionou contra o passaporte da vacinação que deve passar a ser exigido na cidade de São Paulo para que a população frequente jogos de futebol, congressos, feiras de negócios e outros eventos. Humai reclama que não foi chamado para conversar em nenhum momento e que, se a medida for adotada nos shopping centers, iria gerar custo adicional aos administradores dos estabelecimentos. "Não vejo com bons olhos, pois, nesse momento, seria mais uma medida a atrapalhar o setor", disse. Segundo a prefeitura paulistana, o documento não seria exigido, num primeiro momento, em bares, restaurantes e shoppings.

 

DOSE DE REFORÇO EM ISRAEL

Israel expandirá seu plano de vacinação de reforço contra a Covid-19 para pessoas com mais de 30 anos. Atualmente, aqueles acima de 40 anos já faziam parte da nova campanha. De acordo com o Ministério da Saúde do país, a decisão seguiu uma recomendação de especialistas integrantes da força-tarefa de contingência e do comitê de vacinas israelense. Os reforços serão administrados a pessoas que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses. A medida é mais uma para tentar frear o avanço da variante delta. Nos Estados Unidos, o infectologista Anthony Fauci disse que o país pode controlar a pandemia no início de 2022 se a faixa da população vacinada aumentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário