"Como o próprio vírus, notícias sobre a pandemia se espalham exponencialmente. Podem contagiar sem sintomas e ainda propagar para outros. Sem vacinas, o melhor é prevenir-se."
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Equipe Editorial do BAC
A frase do subtítulo expressa a preocupação formativa e informativa do Boletim Anti Covid-19, o BAC, que atinge hoje o centésimo número no seu primeiro aniversário.
O Boletim nasceu em uma das ações do grupo de trabalho Divulgação da Comissão Executiva Anti Covid-19 da Unesp Câmpus de Rio Claro, que entre outros grupos de trabalho (como os GTs Ação Social, Monitoramento, Articulação) procurava engajar docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Unesp no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A hashtag #UnespRCpelaVida foi criada procurando expressar a causa principal do trabalho coletivo.
Naquela oportunidade, meados do primeiro semestre de 2020, mesmo tendo sido desencadeada há pouco menos de quatro meses, a pandemia do novo coronavírus já espalhava muitas fake news pelas redes sociais. Contra a má informação, não lave as mãos, era o subtítulo da matéria.
O BAC era publicado diariamente, pinçando informações, novos conhecimentos científicos e notícias sobre a Sars-Cov2 e seus reflexos na vida das pessoas e da sociedade. A prioridade dos editores, que se reúnem online diariamente, é de contextualizar o conteúdo para a realidade do município de Rio Claro: como anda pandemia propriamente dita, como as pessoas reagem, como enfrentar os seus efeitos, como manter uma vida quase normal e com segurança.
A partir da edição 26 (3/7/2020), coincidente com os 100 dias da pandemia em Rio Claro, foi incluído o Expediente ao final no boletim e as matérias elaboradas pelos editores passaram também a ser assinadas. A inclusão das várias seções que pode ser verificada pelos sumários compilados para esta edição especial se deu ao longo do tempo mediante avaliação de necessidades, um contínuo processo de aprendizagem. Informações culturais e a seção Unesp Rio Claro na Mídia se tornaram permanentes no boletim, que passou a adotar o subtítulo Arte e Ciência em foco a partir da edição 76.
A evolução da pandemia em Rio Claro foi o fio condutor das edições, com avaliação constante e atualizada do número de novos casos, de óbitos, de recuperados, de internados. Os gráficos foram elaborados pelo Grupo de Monitoramento da Covid-19 da Unesp Rio Claro e sua interpretação feita pelo professor Eduardo Kokubun. Nas primeiras edições havia a preocupação de informar o painel com a situação diária da Covid-19 que foi substituído por um link com atualização automática no início da página, como anexo ao BAC.
Marcos.
As 100 mil mortes pela Covid-19 foram lembradas com edição de luto, silenciosa (BAC 33), repetida na edição 72 (8/1/2021) quando o número de vidas perdidas dobrou. A partir das considerações do professor José Alexandre Perinotto, um mapa da região de Rio Claro foi incorporado ao BAC, mostrando a soma da população das cidades equivalente ao número de mortos. O vacinômetro, com informações sobre o número de vacinados com primeira e segunda doses no município de Rio Claro, passou a ser publicado a partir da edição 79.
Paralelamente ao BAC, no emblemático 5 de junho de 2020 foi iniciada a transmissão de entrevistas no canal youtube chamadas de Diálogos Unesp (link aqui). O conjunto de 11 entrevistas pré-gravadas e um vídeo curto sobre taxa de transmissão podem ser assistidos. No BAC foram feitas as chamadas para os vídeos e, posteriormente, resumos comentados das entrevistas.
Usando a ferramenta blogger o endereço https://bacunesprc.blogspot.com/ remete ao blog criado em 17 de dezembro de 2020, de mesmo nome, inicialmente usado como plataforma de elaboração dos textos para este boletim, passando a reproduzir as matérias, publicando as mais urgentes que não poderiam esperar uma edição do BAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário