quinta-feira, 22 de abril de 2021

Novos casos reduziram 65% e óbitos 53% um mês após endurecimento de restrições em Rio Claro: impacto é semelhante ao confinamento em Araraquara

Número de casos ativos permanece alto: recuou foi de 27%, diminuindo de 1.118 para 819.

Eduardo Kokubun - UNESP

A média móvel era de 105 casos novos por dia em 21/03. Após a aplicação de medidas mais restritivas pela Prefeitura no meio da fase emergencial,  esse número despencou para 37 casos. No mesmo período, as mortes caíram de 30 para 14, uma queda de 53%.

As medidas de distanciamento social, com restrição à circulação de pessoas, evitam o encontro entre pessoas infectadas com outras ainda não infectadas. As reduções de novos casos e óbitos observadas em Rio Claro são melhores que aquelas observadas no confinamento em Araraquara de 57,5% nos novos casos e 39% nas mortes. A experiência dos dois municípios mostra que as medidas, de fato, são eficazes para quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Essa tendência de redução precisa continuar, pois os números ainda estão muito elevados. Quando comparado com o intervalo entre ondas temos 20 vezes mais casos ativos, 3 vezes mais casos novos, 7 a 10 vezes mais mortes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário