quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Não usou máscara? Aglomerou? O comérico, a educação e os serviços pagarão o pato.

Eduardo Kokubun, Unesp 

Ninguém ganha com o aumento nas restrições de funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços. Os estabelecimentos perdem porque deixam de faturar com as vendas ou serviços que não realizam. Sem fechar suas contas, vêm-se obrigados a cortar custos, deixando de pagar outros,  como o aluguel ao proprietário do imóvel, diminuir compras de fornecedores, reduzir ou até mesmo dispensar funcionários. 

Perdem os consumidores porque deixam de ter acesso aos produtos e serviços que fazem parte de sua rotina diária. Mas as perdas não são apenas essas mais imediatas. Economia e empregos com freios de mão puxados tem consequências de longo prazo. Estudantes deixando de frequentar escolas terão atraso na formação. Para os alunos mais novos, na educação infantil, a falta de contato com outros pode provocar impacto na socialização. Enfim, deixa de ter uma vida normal, é um prejuízo e tanto para todo mundo.

Esquecer da proteção tem suas consequências trágicas. Com menos de um ano de pandemia em Rio Claro, já perdemos mais de 180 vidas. É muita gente: o dobro de mortes em 2019 por infarto do miocárdio em Rio Claro. Segundo o último levantamento divulgado pela prefeitura de Rio Claro, até 21/12/2020, quando 5.478 casos haviam sido confirmados, 25% dos casos precisaram de hospitalizações ou atendimento em UTI. Dos 353 casos graves, 42% foram a óbito, quase metade. Sem restrições, o desastre do ano passado teria que ser multiplicar por 20 ou 25 em Rio Claro: 20 vezes mais casos, 20 vezes mais internações, 20 vezes mais óbitos. É o que teria acontecido se a ciência não tivesse descoberto o SarsCov2. Sem saber o que provoca o mal, ninguém saberia como se previnir. Como uma espécie em extinção, tudo que conseguiríamos fazer seria chorar sobre os mortos. 

Estamos num jogo contra a pandemia com apenas duas opções? Fechar tudo com um lockdown até a doença ir embora quebrando tudo ou abrir tudo e deixar os mais sortudos sobreviverem? 

A covid-19 se espalha porque alguém infectado transmite o vírus para outro suscetível. Isso pode ser evitado ficando longe um do outro, usar máscaras para não espalhar e não respirar o vírus no ar, matar o vírus nas mãos. Se todos nós fizéssemos isso, não haveria transmissão. Não havendo transmissão, não haveria doente. Não havendo doente, ninguém precisaria disputar leito ou oxigênio para sobreviver. Mas quando alguns não fazem, o vírus encontra uma brecha para fazer o seu serviço de crescer e multiplicar.

Quando a pandemia se descontrola, o jeito é fechar tudo que não é essencial. Mesmo que o comércio, serviço, escola tomem todos os cuidados, se você não se proteger, são eles que pagarão o pato. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário