terça-feira, 31 de maio de 2022

Casos covid-19 em Rio Claro aumentam 11 vezes em maio

No Estado de São Paulo, somente 25% da população recorre a máscaras. Se esse uso fosse adotado por 80%, casos poderiam ser reduzidos em 72% no final de julho.

Eduardo Kokubun - Unesp/Rio Claro

    A onda da variante Ômicron provocou 5.674 casos em janeiro e 1.584 em fevereiro em Rio Claro. Em abril, foram apenas 55 casos, a menor incidência desde abril de 2020, no início da pandemia. A queda no número de casos levou ao relaxamento de quase todas as medidas de restrição, inclusive a obrigatoriedade no uso de máscara. Desde então, apenas 25% da população do Estado de São Paulo utiliza máscara.

    O abandono das máscaras se sobrepôs à chegada do frio e a predominância da subvariante BA.2 mais transmissível do que a BA.1 que dominou em janeiro. Rio Claro fechou o mês de maio com um total de 604 novos casos, um aumento estonteante de 998%. As vacinas evitaram maior gravidade da pandemia: novas internações aumentaram 500%, menos do que o de novos, e nenhuma morte por covid-19 foi registrada. Rio Claro não está sozinha. Outros municípios vizinhos, do Estado e do país registraram aumento de casos, hospitalizações e óbitos. 



    Com o temor da quarta onda, o uso de máscara voltou a ser recomendado ou obrigatório em muitos lugares. O Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (Institute for Health Metrics and Evaluation -IHME) da Universidade de Washington realiza projeções da evolução da pandemia de Covid-19 em diversas regiões do planeta. Utilizamos as projeções para os meses de junho e julho para o Estado de São Paulo e aplicamos para Rio Claro.

    Se o uso de máscara permanecer inalterado, Rio Claro poderá ter 1.127 casos em junho e 1.484 casos em julho, um aumento de 146% em dois meses. Porém, se 80% da população adotar o uso de máscara, haveria redução de 6% no número de novos casos, ou 1.545 menos pessoas doentes. 



    Essas projeções do IHME foram atualizadas em 16 de maio de 2022 e estão sujeitas a muitas incertezas.  Uma nova atualização deverá se divulgada em meados de junho. Elas são realizadas para auxiliar autoridades na tomada de decisões. Permitem visualizar como a retomada no uso de máscaras tem o potencial de conter um novo avanço da pandemia. 



sexta-feira, 20 de maio de 2022

Média de novos casos Covid-19 aumenta 16 vezes em 4 semanas

 Média diária de casos saltou de 1,1 entre 16 e 22/04/2022, para 18,6 entre 14 e 20/05/2022. Vacinas mantém os riscos de internações e de óbitos em níveis baixos.

Eduardo Kokubun. Unesp/Rio Claro


Os dados da pandemia da Covid-19 no município de Rio Claro acompanham a tendência do país. Há o temor entre os especialistas sobre a possibilidade de estarmos enfrentando o início de uma nova onda. O risco de novas infecções era baixo até 10/05.  Passou a moderado até 17/05 e desde então subiu de patamar para a faixa de risco alto.

Relaxamento no uso de máscaras, que caiu de 66% em fins de janeiro para apenas 25% no Estado de São Paulo, contribuem para esta escalada. Além disso, a variante BA.1 da Ômicron que deu um susto em janeiro, foi substituída pela subvariante BA.2, mais transmissível que a original. A baixa temperatura fora de época pode ter dado um tapinha para ajudar os novos casos crescerem.

Hospitalizações também cresceram, porém em proporção menor do que o número de novos casos. A boa notícia, por enquanto é que Rio Claro não registrou nenhum óbito por Covid-19 nem em abril, nem em maio. As vacinas estão fazendo o que se espera: protegendo as pessoas contra a evolução mais grave da doença. É esperado pelos especialistas que a gravidade das ondas de 2020 e início de 2021, antes da vacinação não se repitam.

Outras ondas de frio devem chegar nos próximos meses com o inverno. Casos de gripe e também de Covid-19 devem aumentar com a baixa temperatura. Vacinas contra a gripe e reforço contra a Covid-19 estão sendo oferecidas, sem qualquer custo pelo SUS para toda população. Porém, a adesão está aquém da desejável. A vacinação é a proteção mais eficaz contra essas e muitas outras doenças.

A ameaça de uma nova onda covid-19 serve para lembrar que a pandemia ainda não acabou. A temporada de doenças respiratórias que já chegou pede para a população redobre os cuidados.



sexta-feira, 6 de maio de 2022

UNESP Rio Claro na mídia [06/05/2022]

 

Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp


UNESP Rio Claro na mídia

[06/05/2022]

Confira abaixo notícias


Temperatura despenca em Rio Claro com mínima de 14°C

https://www.j1diario.com.br/temperatura-despenca-em-rio-claro-com-minima-de-14c/

#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #CEAPLA #temperatura #frio #inverno


CNPq realiza cerimônia de premiação do Prêmio Almirante Álvaro Alberto nesta quarta

No evento, que acontece durante Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, serão entregues, também, os títulos de Pesquisador Emérito e as Menções Especiais de Agradecimentos do CNPq

https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/destaque-em-cti/cnpq-realiza-cerimonia-de-premiacao-do-premio-almirante-alvaro-alberto-nesta-quarta

#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #CNPq # PrêmioAlmiranteÁlvaroAlberto #AcademiaBrasileiradeCiências ##ciência #tecnologia #MCTI #MarinhadoBrasil #NormaCatarinaBueno #biologiavegetal #IBRC #UniversidadeFederaldeMatoGrossodoSul