quinta-feira, 10 de março de 2022

Caem as máscaras

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

O governo do Estado de São Paulo tornou não obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos. A medida foi publicada em 9 de março (Decreto 66.554/2022), com vigência imediata, ouvido o Comitê Científico de Saúde do Estado. Com isso, as pessoas poderão optar por não mais usar o equipamento de segurança sanitária, ainda que, após a vacinação completa, é a forma mais eficiente de prevenir a contaminação e a transmissão do coronavírus. A medida não vale para ambientes fechados, tais como restaurantes, escolas e locais de trabalho. Porém, nesta quinta-feira, 10 de março, já foram vistos frentistas em postos de combustíveis sem máscara e muitas pessoas caminhando em ruas de comércio com alta aglomeração também sem a proteçao facial.

Especialistas recomendam continuar usando a máscara, mesmo com indicadores mostrando que o pior da pandemia já passou, pois há muita transmissão entre pessoas, ainda que estejam imunizadas. O Comitê Unesp Covid-19  recomenda "fortemente a manutenção do uso de máscaras em todos os ambientes da Universidade", conforme comunicado enviado em 10 de março a toda a comunidade acadêmica. Lembremos que a desobrigação não impede o uso da máscara. A tendência será o afrouxamento do uso e da fiscalização também em ambientes nos quais ele continua obrigatório.

Já passamos por dois carnavais sem a devida comemoração e seguimos na ampliação da vacinação. Continuemos a usar a máscara, deixando que ela caia somente das faces daqueles que querem tirar algum outro proveito que não seja o bem estar e a proteção da população..

Nenhum comentário:

Postar um comentário